Quem Somos

A entidade sindical da categoria econômica do comércio varejista teve como data inaugural o dia 14 de agosto de 1942.

Neste dia foi expedida a Carta Sindical pelo Ministério do Trabalho, conferindo vida jurídica a esta entidade, como representante legal de toda a categoria econômica do comércio varejista de Sorocaba, Estado de São Paulo.

Daquela data até os dias atuais muitas foram as batalhas, entremeadas de vitórias e pequenas derrotas que pavimentaram esta longa estrada.

Daqueles poucos comerciantes fundadores desta entidade, temos nos dias atuais aproximadamente 10.000 (dez mil) empresas que pertencem à categoria do comércio varejista de nossa cidade.

Ao mesmo tempo que pertencemos junto com a indústria, agricultura e serviços a um dos sólidos pilares da economia nacional, cumpre-nos ser um dos maiores geradores de empregos.

Esta entidade sindical é a única representante legal que junto com a entidade sindical dos comerciários promove o acordo coletivo de trabalho desta categoria, conciliando interesses dos patrões e empregados.

A entidade é atuante na defesa dos interesses da categoria econômica nas distintas esferas do poder, seja, municipal, estadual ou federal, não apenas individualmente, mas como filiada à Federação do Comércio de São Paulo, que unindo forças participam dos grandes temas nacionais.