Notícias

Portaria declara o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional


28/04/2022



A Portaria GM-MS n.º 913, de 22 de abril de 2022, que entrará em vigor em 30 (trinta) dias após a data de sua publicação, declara o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV) e revoga a Portaria GM/MS nº 188/22.

 

 O que mudará após a vigência da referida portaria?

 

Perderão a validade todos os atos legais que condicionam a sua vigência ao período de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). Como exemplos estão os benefícios sociais, fiscais, creditícios e empresariais adotados pelas mais variadas esferas do Poder Público.

 

Importantes mecanismos de enfrentamento que vieram com a promulgação da Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, como políticas de distanciamento social, regras de locomoção, saída e ingresso no território nacional, realização de testes para a detecção do vírus, compra de produtos e serviços em caráter de urgência, utilização de equipamentos de proteção individual, além das regras vacinais e de medicação em caráter emergencial, deixarão de existir.

 

Medidas outras como a obrigação legal para a utilização de máscaras no ambiente laboral, além do afastamento compulsório do colaborador com sintomas gripais também serão extintas. Restarão apenas as recomendações dos especialistas em medicina e segurança do trabalho, além das políticas internas de cada empresa.

 

De modo contrário, há dispositivos que se utilizarão de tal extinção como marco para a produção de seus efeitos legais, como o caso da Lei nº 14.151/22 (afastamento das gestantes do local de trabalho), onde uma das condicionantes para o retorno da gestante à atividade presencial será o encerramento do estado de emergência.

 

No âmbito prático, as ferramentas de natureza negocial trazidas por Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho, assim como eventuais aditivos aos contratos individuais dos colaboradores anteriormente celebrados, deverão ser revisados para se observar se ainda refletem as políticas internas das corporações. Como consequência, ações quanto ao período de vigência do trabalho remoto, híbrido ou quaisquer outras medidas cuja validade se condicionam à extinção do Estado de Emergência devem ser tomadas, sob pena de futuros passivos trabalhistas.

 

O passaporte vacinal, que ainda vigora em alguns locais, poderá também deixar de existir. Por essa razão, recomenda-se que sejam observadas neste período de vacância legislativa, as demais legislações regionais vigentes.

 

Para melhor conhecimento, confira o inteiro teor da Portaria, clicando aqui.



Mais Notícias

 
 
 

Facilidades

Whatsapp(15) 99785-5445